Translate

Como fazer uma crítica literária (resenha).

     Bom, para escrever uma resenha é preciso escrever algumas informações sobre a obra como: editora, autor(es), data de publicação, edição (...) e em seguida fazer uma breve sinopse (sem citar muitos detalhes/ spoilers) sobre o livro, citando (ao longo do texto ou em um determinado parágrafo) aspectos positivos e negativos da narrativa. Às vezes, o mais difícil é conseguir organizar suas ideias ao escrever; por isso, o melhor é tentar criar critérios durante a crítica, ou mesmo durante a leitura; pontuar o que foi bom e o que deixou a desejar.
      A resenha é um texto opinativo, nela tentamos incentivar (ou não) a leitura do livro. Use bons argumentos porque assim você vai conseguir convencer o leitor. Observe os seguintes pontos:
    * Leitura: o autor conseguiu envolver o leitor na história? 
     * Personagens: conseguiu dar personalidade e voz própria aos seus personagens? Ofereceu detalhes suficientes pra que o leitor sinta mais próximo da história?
      * Narrador: particulamente amo histórias narradas em 1a pessoa, mas, nas narradas em 3a há a possibilidade conhecer melhor os sentimentos/ ações de todos os personagens (não tão profundamente quanto em 1a). Explique seu ponto de vista de forma coerente e clara.
     * Revisão do texto: analise se a escrita não possui erros gramaticais, de conjugação (ou outros...).
     * Capa/ diagramação/ páginas: para mim esse é o menos importante mas, alguns dão importância e criticam (positiva ou negativamente) o visual do livro.
      * História em geral: finalize falando sobre o que achou da obra como um todo.
      Esses são apenas alguns critérios. Crie seus próprios e escreva! Espero que tenha ajudado...

Aninha :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário