Translate

Resenha: Extraordinário - R. J. Palacio.

Sinopse - Extraordinário - R. J. Palacio

   August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

     Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor. 



Resenha

     Auggie é um menino comum, mas que sofre preconceito pela sua aparência. Ele não tem amigos e nunca havia estudado na escola. Apesar de ter apenas 10 anos, e de ter passado sua vida protegido por um casulo, Auggie encara a vida de um modo maduro para sua idade. A doença o fez crescer e enxergar o mundo de outro forma. É uma criança doce, sensível, carinhosa e que também tem os desejos e vícios, manias de qualquer criança.
     A respeito de sua família, ele tem muita sorte. Tem uma irmã compreensiva que também amadureceu cedo por causa do irmão, pais protetores e muito carinhosos que fazem de tudo para ver seu filho feliz; mas, que apesar do esforço, tem defeitos e por isso sentimos que são reais.
     O livro é organizado em partes, cada uma narrada por um personagem diferente. O modo de escrita muda de acordo com a personalidade do narrador. Foi muito interessante essa construção, porque, pude ter uma visão melhor da história e conhecer melhor seus participantes (com  visões diferentes). O ruim é que não dá pra ter muita noção do tempo durante a leitura. Os acontecimentos são meio repentinos...
     É uma história emocionante e muito linda! Os personagens que mais me marcaram foram a Summer e o Jack, porque conseguiram ver além da aparência o extraordinário coração de August. Acho que todos deveriam ler este livro porque dá uma grande lição de vida. Espero que gostem!
Aninha :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário