Translate

Resenha: O Livro das Princesas

 O Livro das Princesas foi escrito por Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza, cada uma fez uma releitura. Eu amo releituras, mas achei esse livro especial porque além de reunir bons contos e ótimas autoras, gostei muito do trabalho feito pela editora, (a Galera Record), a revisão  foi muito bem feita e há uma imagem muito linda que ilustra cada conto. Em cada um, encontrei (um pouco) da essência do original, mas houve várias mudanças quanto ao espaço, tempo, linguagem e o estilo dos personagens. 
     Com reviravoltas e desilusões, alguns deles quebraram um pouco do felizes para sempre, o salvamento do príncipe, paixão à primeira vista(...) e acho que isso foi muito corajoso e o resultado ficou incrível!

   O primeiro, é A Modelo e o Monstro, do conto A Bela e a Fera). Conta-se a história de Belle e Adam. Eu gostei bastante, só que como na maioria dos textos dessa autora, conhecemos apenas a protagonista e os outros personagens não são tão bem construídos; ficam meio apagados e como desconhecidos durante a história (inclusive o mocinho). Apesar disso, é uma releitura criativa e muito fofa; dou 5 estrelas (muito bom).
     Princesa Pop é uma releitura da Cinderela e foi escrito pela nossa querida Paula Pimenta. É narrado por Cíntia, uma garota de 15 anos que tinha uma vida perfeita até descobrir que sua mãe foi traída. Sentindo-se impotente e furiosa, ela resolve ir morar com a tia. Sua mãe (depois do divórcio) vai para o Japão trabalhar, enquanto a menina termina o Ensino Médio, no Brasil.
     Cíntia é DJ. Tudo muda quando ela vai  trabalhar na festa das filhas de sua madrasta , e conhece um garoto fofo. O que ela não imaginava era que esse mesmo menino era um famoso cantor e que iria se apaixonar por ele...
  Como sempre, a Paula Pimenta me emocionou e me deixou com um grande sorriso. A leitura é leve e envolvente e temos a sensação de estarmos conectados com a história e com os personagens. Amei este conto! 5 estrelas!

     O Eclipse do Unicórnio (Bela Adormecida) por Lauren Kate, foi o que eu menos gostei. Apesar de criativo e de unir realidade com ficção de uma forma muito interessante, a história não  atingiu  minhas expectativas. É  estranha e possui uma enorme distância entre o leitor e os personagens (pouco detalhados durante a narrativa). 
     Ao contrário do conto original, nesse, a princesa coloca o dedo no chifre de um unicórnio... Três estrelas (razoável). 

   Do Alto da Torre, escrito por Patricia Barboza é  uma  releitura à história da Rapunzel e é narrado por Camila, uma garota que está no ensino médio  e seu maior sonho é ser cantora. Ela perdeu os pais muito cedo e por isso vive com a tia, séria, exigente e super protetora. Seu melhor amigo é apaixonado por ela, que é cega demais para perceber... Uma narrativa nada original que chega a ser irritante de tão previsível.A história tem a mesma surrealidade do conto original; foi como se ela tivesse transportado o castelo da bruxa e a princesa para uma época diferente, dando a elas o mesmo tom, significado... Nenhuma parte da história teve uma verdadeira emoção ou clímax. É fofa mas não houve coerência na escrita. Os personagens não foram bem construídos. De qualquer forma, dou 4 estrelas (bom).

Bom; eu esperava mais dessas autoras, mas analisando o livro em geral, vale a pena ser lido Espero que gostem...
Aninha :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário