Translate

Princesa Adormecida - Paula Pimenta

 Princesa Adormecida é uma releitura moderna ao conto de fadas da Bela Adormecida, foi lançado em junho deste ano, pela editora Galera.  Paula Pimenta escreveu uma história fofa, com um toque de suspense digno de “A bela adormecida”. Mas, eu me decepcionei um pouco com a linguagem; eu simplesmente não consegui reconhecer a autora ao longo da história. O início da história é uma exceção, pois nele,  o mistério nos envolve e conseguimos encontrar autenticidade nas palavras, porém, não conseguiu enxergar isso durante o livro.
   De qualquer forma, a narrativa atendeu a meta de um conto de fadas, que é emocionar o leitor; só me desapontei porque sou fã da autora e pensei que ela pudesse ultrapassar esse objetivo, criando um conto mais envolvente, em que nos apaixonássemos pelos personagens, o que claramente não ocorreu. Acho que o erro da Paula foi escrever uma releitura em primeira pessoa; essa escrita busca  nos aproximar dos personagens, mas nesse caso, tivemos pouquíssimos detalhes para conhecê-los. A Aurora, seus familiares,  a bruxa e o "príncipe" são como uma incógnita na narrativa. 
    Achei interessante o desenvolvimento do enredo. Que começa no presente, passa pelo passado e depois retorna com o futuro, me lembrou muito o Fazendo meu filme 4, porém de forma ainda melhor!
     A ideia dos tios, ao invés de fadas madrinhas foi boa, assim como o fato da menina conhecer o menino virtualmente.  Não há bem um "amor à primeira vista", acho que isso foi um ato corajoso da escritora ao reescrever um conto; porque aqueles que já a conhecem sabem que isso não é incomum em suas coleções. 
     Bom, leiam e deem sua opinião. Quem gosta de contos, como eu, não vai considerar um livro ruim. Dou quatro estrelas (bom)!
Aninha :)
         

Um comentário: